Auxílio financeiro escolar

 

 


Famílias com dificuldades financeiras poderão solicitar o Auxílio Financeiro para Despesas Escolares

As famílias com dificuldades financeiras poderão solicitar o Shugaku Enjo (Auxílio Financeiro Escolar) para as despesas de material e merenda escolar, viagem, preparativos para ingresso e outros

No mês de abril, será entregue o formulário na escola, e os responsáveis dos alunos da 1a série dos cursos primário e ginasial que solicitarem o auxílio até meados de abril, poderão ser aprovados para receberem à partir de 1 de abril e poderão receber a ajuda para despesas com preparativos escolares, shinnyugaku gakuyouhinhi. As crianças que frequentam escolas particulares, não se enquadram neste subsídio.
Nos casos em que a solicitação é aprovada no meio do ano letivo, poderá receber somente o valor correspondentes aos meses considerados. Quanto aos Auxílios de despesa da viagem escolar, de atividades fora da escola, e de vestimentas para esportes (judo e kendo), poderão receber somente se for aprovado antes da realização da atividade ou da compra da vestimenta. Há restrições conforme a renda famíliar ,por isso, caso ainda não tenha declarado a renda, faça a declaração o mais breve possível. É necessário entregar o “Certificado de tributação” (kazei-shoumeisho) e outros documentos, não será aceito o “comprovante de imposto retido na fonte” (gensen-choshu-hyou).

★ CRITÉRIOS PARA RECEBER O AUXÍLIO:

・Aquele que está isento do imposto municipal, considerando que todos da família declararam a renda.

・Aquele que recebe o subsídio infantil (Jidou-fuyou-teate)

・Aquele que teve interrompido/ cancelado o Amparo social (Seikatsu-hogo)

・Aquele cuja renda é baixa, com dificuldades financeiras e más condições de vida também poderá receber. O critério difere de acordo com a família, conforme número e idade dos membros da família, se possui casa própria ou alugada.

※ Informações detalhadas poderão ser fornecidas na escola de ensino fundamental onde a criança estuda ou na Divisão de Assuntos Escolares da sua prefeitura.

★ Subsídio de Admissão Escolar para o Ensino Médio (Koko) e Similares

Independente de estar cursando escolas colegiais públicas , nacionais ou particulares existem bolsas de auxílio financeiro para pagamento das mensalidades, denominados “Kotogakko tou shuugaku shien kin”. Dependendo da renda familiar, existe um acréscimo de auxílio financeiro , caso esteja cursando um colégio particular. O formulário de aplicação será distribuido pela escola. Além destes subsídios, as prefeituras de cada região tem auxílio financeiro , para famílias de baixa renda para cobrir custos de livros didáticos, materiais didáticos, materiais escolares, etc,(exclui-se a taxa de mensalidade escolar do colégio) e outros auxílios financeiros para estudo sem necessidade de devolução, chamados, “Kotosei tou Shugaku Kyufu Kin” e também “Shuugakukin Jigyo”

Informações: Na escola de ensino médio, na Secretaria Municipal de Educação de cada região ou neste PDF em PORTUGUÊS

★ Auxílio de Mensalidade Escolar, para escolas de Ensino Médio (Koko) particular

Com a finalidade de amenizar as despesas escolares de alunos do ensino médio de escolas particulares, algumas províncias e prefeituras oferecem subsídios para as mensalidades escolares.

O sistema de subsídio do governo provincial e municipal, diferem conforme a renda da família. Os documentos relativos a cada sistema serão distribuídos pela escola em que o aluno ingressar. No entanto, “não é possível se beneficiar dos dois subsídios simultaneamente.”

Informações: Na escola de ensino médio particular em que o aluno ingressar

※ Feita a inscrição, os documentos passarão por uma avaliação. O fato de ter feito a inscrição não significa que receberá o auxílio

todas-noticias-02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *